(clique nas pessoas nas fotos para saber seus nomes e mini-currículos)
Alexandre Affonso de Miranda Pereira - fez graduação em música na UNIRIO e participou da equipe de pesquisa de 1995 a 1998, como bolsista de aperfeiçoamento- quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq -. Quando o projeto se encerrou, em fevereiro de 2004, trabalhava profissionalmente com música, e continuava descobrindo que história e música cruzam-se no território da cultura.
Ana Pires do Prado - foi bolsista de IC - quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq - na primeira etapa do Projeto, entre 1995 e 1997. Posteriormente, na segunda etapa do projeto, foi bolsista de aperfeiçoamento. No momento do encerramento do Projeto fazia doutorado em antropologia na Universidade de Barcelona.
Andréia Cardoso Reis - defendeu, no Departamento de Educação da PUC-Rio, sua dissertação intitulada "Ecos da tradição. Narrativas da infância nos contos populares" no dia 29 de abril de 2002. A dissertação, orientada pela professora Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald tem como tema a dimensão pedagógica dos contos tradicionais brasileiros recolhidos por Luís da Câmara Cascudo, e, por essa razão, tornou-se mais um membro da tripulação dessa viagem de descobrimentos.
Barbara Candida Soares - aluna do curso de graduação de História da PUC-Rio e bolsista de IC - quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq de março de 2003 a junho de 2004. Quando o Projeto se encerrou, desenvolvia sua monografia de bacharelado sobre Câmara Cascudo e o modernismo no nordeste.
Camila Lembo Ribeiro - foi aluna de graduação do Departamento de História da PUC-Rio e bolsista de IC pela FAPERJ de abril de 2002 a julho de 2003. Camila começou a sua participação na equipe antes mesmo de receber a bolsa e fez parte da equipe que estagiou em Natal em Janeiro e fevereiro de 2002. Atualmente mudou-se, por razões familiares, para o Canadá onde cursava, quando o projeto encerrou suas atividades, a graduação em História.
Clóvis Gorgônio - fez graduação em História na PUC-Rio e mestrado em Ciência da Informação no IBICT/ECO/UFRJ. No Projeto, atua como webmaster e foi o idealizador do site. Em fevereiro de 2004, quando o Projeto se encerrou, Clóvis era professor das Universidades Estácio de Sá e Gama Filho.
Cristiana Javier – Foi, em um primeiro momento do Projeto, bolsista de auxílio técnico - quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq. A ela deve-se o primeiro planejamento da estrutura do site e a definição de sua identidade visual.
Cristiane Silva Furtado - aluna do curso de graduação de História da PUC-Rio e bolsista de IC - quota FAPERJ de junho de 2003 a junho de 2004. Ao final das atividades do Projeto estava preparando sua monografia de conclusão de bacharelado e licenciatura em História sobre o tema da monumentalização de Câmara Cascudo em Natal.
Daniel Mesquita Pereira - participou do grupo de pesquisa desde a graduação, feita no Departamento de História da PUC-Rio. Desse projeto, participou como bolsista de IC - quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq - entre 1995 e 1996. Fez o mestrado também no Departamento de História da PUC-Rio, onde concluiu o Doutorado em História Social da Cultura em dezembro de 2002. O tema de sua tese, Capistrano de Abreu e a historiografia brasileira, é fruto de seu interesse sobre o trabalho historiográfico e também de sua pesquisa no grupo. Hoje é professor de História da rede municipal do Rio de Janeiro e professor da disciplina Cultura Brasileira no Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.
Eduardo Rebuzzi Filho - aluno do curso de graduação de História da PUC-Rio, foi selecionado como bolsista de IC - quota PIBIC/CNPq em maio de 2003 e participou do Projeto até agosto de 2003.
Felipe Brandi - licenciado em História pela PUC-Rio, foi bolsista de IC - quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq - no Projeto entre 1995 e 1997. Concluiu seu mestrado em História Social da Cultura no Departamento de História da PUC-Rio em 2001, orientado pelo professor Ricardo Benzaquém de Araújo. Iniciou, em outubro de 2002, o Doutorado em História na École de Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, sob a orientação do professor François Hartog e com bolsa da CAPES. No momento da conclusão do Projeto desenvolvia sua tese de doutorado.
Fernanda Paixão - foi bolsista de IC - quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq - do início de 1997 ao final de 1998, quando concluiu a graduação em História. Quando o Projeto se encerrou, atuava profissionalmente como professora de ensino médio na rede pública do Estado do Rio de Janeiro.Heloísa Serzedello Corrêa - mestre em História e professora do Departamento de História da PUC-Rio. Participa do Projeto de Pesquisa desde 2000, trabalhando, em especial, com a faceta de historiador e memorialista de Câmara Cascudo. No momento do encerramento do Projeto estava concluindo um capítulo de livro sobre o tema das biografias escritas por Câmara Cascudo.
Herriot Clovis de Carvalho Filho - Bolsista de auxílio técnico - quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq. Responsável pela programação, atualização e controle do site. No Projeto, atuou em estreita colaboração com Clóvis Gorgonio, webmaster e idealizador do site.
Ilmar Rohloff de Mattos - foi, desde 1995 e até 1999, coordenador do Projeto e da equipe de pesquisa juntamente com Margarida de Souza Neves. É doutor em História e professor do Departamento de História da PUC-Rio, onde hoje continua, por outros roteiros, a descobrir e a fazer descobrir o Brasil através da História. Quando o Projeto encerrou suas atividades era também diretor do Departamento de História da PUC-Rio.
Isabel Tebyriçá Ramos - quando o Projeto foi concluído em fevereiro de 2004 era aluna do curso de graduação em História da PUC-Rio e estava redigindo sua monografia de final de curso sobre o tema da atuação de Câmara Cascudo na Ação Integralista Brasileira. De agosto de 2001 a junho de 2004 foi bolsista de IC do CNPq (quota Projeto Integrado de Pesquisa). Fez parte da equipe que estagiou em Natal (RN) em Janeiro e Fevereiro de 2002. Isabel participou da Jornada PIBIC da PUC-Rio em 23 de agosto de 2002, quando apresentou os resultados parciais de sua pesquisa sobre Câmara Cascudo e o pensamento conservador brasileiro.
Joana Cavalcanti de Abreu - concluiu a Graduação em História em História no Departamento de História da PUC-Rio em 2001 e foi bolsista de IC - quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq - de 1997 a 2000. Sua monografia de final de curso, concluída em dezembro de 2001, é sobre Cecília Meireles, Câmara Cascudo e as questões relativas a folclore e cultura. Joana, ainda como aluna de graduação, foi autora de um capítulo de livro intitulado "Entre os símbolos e a vida: poesia, educação e folclore" (IN: Margarida de Souza NEVES, Yolanda Lima LÔBO e Ana Chrystina Venancio MIGNOT (orgs). Cecília Meireles: a poética da educação. (Rio de Janeiro: Editora da PUC-Rio / Edições Loyola, 2001) e de um texto sobre Câmara Cascudo intitulado "Câmara Cascudo e o folclore: uma via para o descobrimento do Brasil" , publicado no n.11 da série Rascunhos de História (Rio de Janeiro: PUC-Rio/Departamento de História, 2001). Joana participou do primeiro estágio de pesquisa da equipe em Natal, em janeiro de 1999. Os resultados parciais de sua pesquisa foram apresentados nas jornadas PIBIC da PUC-Rio em 2000.
- formou-se em História pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1999. Especializou-se em Educação, em 2001, pela mesma universidade com a monografia "Pluralidade cultural no ensino formal de história. O congado como fonte de conhecimento." De 2001 a fevereiro de 2004 foi aluna do Programa de Pós-Graduação em História Cultural do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, onde defendeu sua dissertação de mestrado sobre o tema do Congado em Uberlândia. Participou do projeto desde agosto de 2002, quando cursou a disciplina Tempo, memória e História ministrada pela professora Margarida de Souza Neves no Programa de Pós Graduação em História Social da Cultura e esteve no Rio em estágio discente. De volta a Uberlândia, continuou a participar das reuniões da equipe quando vinha ao Rio e pela Internet. No momento do encerramento do Projeto, preparava seu ingresso no doutorado.Luciana Borgerth Vial Correa - fez graduação em História na PUC-Rio e trabalhou como professora do ensino médio da rede pública e particular do Rio de Janeiro. Participou, como bolsista de auxílio técnico - quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq -, da segunda etapa da pesquisa, entre 1997 e 1998. Suas descobertas como membro da equipe de pesquisa a levaram a fazer o mestrado em educação na PUC-Rio, e sua dissertação, orientada pela professora Sonia Kramer, foi defendida em 2001 e é intitulada Infância, escola e literatura infantil em Cecília Meireles. Atualmente é professora de prática de ensino de História no Departamento de História da UFRJ e professora de ensino médio. Luciana é autora de um capítulo de livro intitulado "Criança: Ciência e arte" (IN: Margarida de Souza NEVES, Yolanda Lima LÔBO e Ana CHRYSTINA Venancio MIGNOT (orgs). Cecília Meireles: a poética da educação. (Rio de Janeiro: Editora da PUC-Rio / Edições Loyola, 2001). Quando o Projeto se encerrou, era professora de Prática de Ensinio no Departamento de História da PUC-Rio.
Luiza Laranjeira da Silva Mello - foi aluna do curso de graduação em História e bolsista de IC - quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq - entre 1999 e 2001 e, de 2001 a 2002 atua no projeto como auxiliar de pesquisa através do PRONEX. Luiza participou, juntamente com Mirella, Joana e Silvia, do estágio de pesquisa no Memorial Câmara Cascudo em Natal (RN), no verão de 1999 e também do segundo estágio de pesquisa em Natal, em janeiro e fevereiro de 2002. Publicou um texto intitulado “O gorila, o homem e o robô: a tensão entre tradição e progresso no pensamento e obra de Luis da Câmara Cascudo” no nº 11 da série Rascunhos de História (Rio de Janeiro: PUC-Rio/Departamento de História, 2001). Sua monografia de conclusão de curso, com esse mesmo título, foi aprovada em dezembro de 2002 com grau 10 (dez) pela orientadora, profª Margarida de Souza Neves, e a leitora crítica, profª Maria Elisa Noronha de Sá Mäder. Os resultados parciais de sua pesquisa foram apresentados nas jornadas PIBIC da PUC-Rio em 2000. Luiza ingressou, em março de 2003, no Mestrado em História Social da Cultura da PUC-Rio. No momento da conclusão do Projeto estava redigindo sua dissertação de mestrado.
Margarida de Souza Neves - coordenou o Projeto e a equipe de pesquisa desde 1995. É doutora em História, professora do Departamento de História da PUC-Rio, pesquisadora do CNPq e coordenou um sub-grupo do Projeto PRONEX A questão do moderno na cultura brasileira sediado no Departamento de História da PUC-Rio no qual esse projeto se insere. Suas publicações vinculadas a este Projeto de Pesquisa estão citadas e reproduzidas no site.
Mariana Giardini Betti - foi aluna de graduação do Departamento de História da PUC-Rio e foi bolsista de IC - quota PIBIC - entre 2001 e julho de 2002 e, entre agosto de 2002 e dezembro de 2003, participou da equipe através do PRONEX. Trabalhou com os livros memorialísticos de Câmara Cascudo e apresentou os resultados parciais de seu trabalho nas jornadas de Iniciação Científica da PUC-Rio de 2001. Em janeiro e fevereiro de 2002 Mariana participou do estágio de pesquisa da equipe em Natal (RN). Sua monografia de conclusão de Licenciatura e Bacharelado em História, intitulada As águas vivas do Passado: a memorialística de Luís da Câmara Cascudo foi apresentada em junho de 2004.
Mirella De Santo Farias - começou a participar da equipe em 1997 como bolsista de IC - quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq. Sua monografia de bacharelado (aprovada em dezembro de 2002 com grau 10 (dez) pela orientadora, profª Margarida de Souza Neves, e a leitora crítica, profª Heloisa Beatriz Serzedello Correa), intitulada Câmara Cascudo: memórias de um menino sertanejo, foi apresentada em julho de 2001 e parte desse trabalho foi publicada na série Rascunhos de História (Rio de Janeiro: PUC-Rio/Departamento de História, 2001) com o título Luis da Câmara Cascudo: memórias de um menino sertanejo. Participou da equipe como auxiliar de pesquisa através do PRONEX. Mirella esteve presente nos dois estágios da equipe de pesquisa em Natal (RN): em janeiro de 1999 e janeiro e fevereiro de 2002. Os resultados parciais de sua pesquisa foram apresentados nas jornadas PIBIC da PUC-Rio em 2000.
Rafael Aragon Guerra - foi bolsista de IC - quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq -.entre 1995 e 1998. Concluiu a graduação em História em 1998 e atualmente trabalha profissionalmente em teatro.
Renata Correa Barbosa - licenciada em História pela PUC-Rio em 1999, foi bolsista de IC no projeto de 1998 e 1999 - quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq. Concluiu o mestrado em História Social da Cultura no Departamento de História da PUC-Rio em 2001, orientada pelo professor Ilmar Rohloff de Mattos.
Roberta Martinelli Barbosa - foi bolsista de IC em 1995 e 1996 e bolsista de aperfeiçoamento em 1997 e 1998- quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq -. Licenciada em História pela PUC-Rio em 1996, concluiu o mestrado em História pela UFF em 2001, orientada pela professora Maria Fernanda Batista Bicalho. Foi professora substituta do Departamento de História da UFF e professora do Departamento de História da PUC-Rio.
Selma Rinaldi de Mattos - mestre em Educação pelo IESAE da FGV e professora do Departamento de História da PUC-Rio. Participou deste Projeto de Pesquisa entre 1997 e 1999, trabalhando, em especial, com Monteiro Lobato. Por ocasião do encerramento das atividades do Projeto, além de suas atividades como docente e orientadora de monografias e como responsável pela prática de ensino da licenciatura em História no Departamento de História da PUC-Rio, fazia o doutorado em História Social na USP, sob a orientação da professora Maria Lígia Coelho Prado.
Sílvia Ilg Byington - começou a participar dos grupos de pesquisa do Departamento de História da PUC-Rio ainda na graduação, como bolsista de IC - quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq. Como bolsista de aperfeiçoamento, - quota Projeto Integrado de Pesquisa/CNPq -, participou da primeira etapa deste projeto de pesquisa, em 1995 e 1996. Fez seu mestrado em História, também na PUC-Rio, e sua dissertação, intitulada Pentimentos modernistas: as cores do Brasil na correspondência entre Luís da Câmara Cascudo e Mario de Andrade, orientada pela professora Margarida de Souza. Já com o título de mestre, atuou como pesquisadora vinculada à equipe através do PRONEX. Foi professora substituta no Departamento de História da PUC-Rio. Silvia participou do estágio de pesquisa em Natal (RN) em janeiro de 1999.
Tatiana Moreira Campos Paiva - foi aluna de graduação do Departamento de História da PUC-Rio e bolsista de IC – quota PIBIC – entre 2001 e 2003, e, entre 1999 e 2001, participou da equipe através do PRONEX. Em 2001 apresentou os resultados parciais de seu trabalho sobre as raízes clássicas do pensamento de Câmara Cascudo nas Jornadas de Iniciação Científica da PUC-Rio de 2001. Em janeiro e fevereiro de 2002, Tatiana participou do estágio de pesquisa da equipe em Natal (RN). Em julho de 2003 apresentou sua monografia de conclusão de graduação intitulada Luis da Câmara Cascudo: um historiador clássico? que foi aprovada com grau 10 (dez) pela orientadora, a profª Margarida de Souza Neves e pelo leitor crítico, prof. Marcelo Gantus Jasmim. No momento da conclusão do Projeto Tatiana já havia ingressado no Programa de Pós Graduação em História da Puc-rio, onde desenvolvia sua dissertação de mestrado orientada pela professora Margarida de Souza Neves.