Os textos escolhidos fazem parte de um conjunto maior de textos produzidos pelos pesquisadores da equipe, conjunto que inclui também os Relatórios apresentados à agência financiadora do Projeto.

Textos :

Viajando o Sertão. Luís da Câmara Cascudo e o solo da tradição, capítulo publicado no livro A História em Coisas Miúdas. Capítulos de História Social da Crônica no Brasil, organizado por Sidney Chalhoub, Leonardo Affonso de Miranda Pereira e Margarida de Souza Neves. Campinas: Ed.da UNICAMP, 2005.

Literatura: Prelúdio e Fuga do Real, por Margarida de Souza Neves.  Fevereiro de 2004.

Artes e Ofícios de um “Provinciano Incurável”, por Margarida de Souza Neves. Artigo publicado na Revista Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP. No. 24 Artes da História & outras linguagens. São Paulo: PUC-SP, Junho de 2002. Pp. 65 a 86.

Roteiros para descobrir a alma do Brasil: Uma leitura de Luís da Câmara Cascudo, por Margarida de Souza Neves. Relatório parcial de pesquisa CNPq - 2000  (english version )

O Sertão (En)cantado: cores e sonoridades, por Margarida de Souza Neves. Publicado como capítulo de livro IN STARLING, Heloisa; EISEMBERG, José e CAVALCANTE, Berenice (orgs). Decantando a República. Inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. (vol. 3). Este capítulo de livro se origina em uma comunicação oral apresentada no Seminário Decantando a República, realizado na PUC-Rio de 11 a 13 de Setembro de 2001.

A vaquejada nordestina e sua origem, por Silvia Ilg Byington. Verbete a ser publicado no livro SILVA, Marcos (org). Dicionário Bibliográfico de Câmara Cascudo, no prelo.

Tradição, ciência do povo, por Margarida de Souza Neves. Verbete a ser publicado no livro SILVA, Marcos (org). Dicionário Bibliográfico de Câmara Cascudo, no prelo.

Sertão Verde: as cores do Integralismo no Rio Grande do Norte, por Isabel Tebyriçá Ramos, Bolsista de Iniciação Científica do Projeto Modernos Descobrimentos - PUC-Rio

A Cidade e o Letrado - A monumentalização de Câmara Cascudo em Natal, por Cristiane SIlva Furtado, Relatório de Bolsa de Iniciação Científica - FAPERJ, Departamento de História, PUC-Rio, 2004.

Câmara Cascudo e os Métodos da História Clássica, por Tatiana Moreira Campos Paiva. Comunicação nas Jornadas PIBIC da PUC-Rio de 2001.

Câmara Cascudo no Solo Sagrado da Memória, por Mariana Giardini Beti. Comunicação nas Jornadas PIBIC da PUC-Rio de 2001.

Câmara Cascudo e o pensamento conservador, por Isabel Tebyriça Ramos. Comunicação nas Jornadas PIBIC da PUC-Rio de 2002.

O gorila, o homem e o robô, por Luiza Larangeira da Silva Mello (arquivo em PDF). Texto integral da monografia de conclusão de graduação no Departamento de História da PUC-Rio apresentada em dezembro de 2002.

Luiz da Câmara Cascudo: Um Historiador Clássico?, por Tatiana Moreira Campos Paiva. Texto integral da monografia de conclusão de graduação no Departamento de História da PUC-Rio apresentada em julho de 2003.

Memórias de um menino sertanejo: o sertão de Luiz da Câmara Cascudo, por Mirella De Santo Faria.

Um patrimônio de tradições: o folclore na produção intelectual de Cecília Meireles e Luís da Câmara Cascudo, por Joana Cavalcanti de Abreu. Monografia de final de curso de Bacharelado em História e Relatório substantivo de produção acadêmica enviado ao CNPq.

Câmara Cascudo e o folclore: uma via para o descobrimento do Brasil, por Joana Cavalcanti de Abreu. Artigo publicado em Rascunhos de História nº 11. Estudos sobre Camara Cascudo e Afonso Arinos de Mello Franco. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2001. pp. 9 a 25.

Fichamentos:

Esses fichamentos de algumas das obras de Luis da Câmara Cascudo foram preparados pelos membros da equipe e apresentados em seminários do grupos de pesquisa conforme um modelo de fichamento convencionado pelo grupo.

Canto do Muro, por Luiza Larangeira da Silva Mello

Civilização e cultura, por Mirella De Santo Farias e Luiza Larangeira da Silva Mello

Folclore no Brasil, por Joana Cavalcanti de Abreu

História da Alimentação, por Luiza Larangeira da Silva Mello

Literatura Oral, por Mirella De Santo Farias

Made in Africa, por Camila Lembo Ribeiro

Na Ronda do Tempo, por Mariana Giardini Beti

O Livro das velhas Figuras (Vol.1), por Mariana Giardini Beti

O Tempo e eu, por Silvia Ilg Byington

Rede de Dormir, por Isabel Tebyriça Ramos

Prelúdio da Cachaça, por Tatiana Moreira Campos Paiva

Superstição no Brasil, por Flávio Costa Pinto de Brito

Tradição, ciência do povo, por Margarida de Souza Neves

Viajando o Sertão, por Mirella De Santo Farias

Prólogos:

Os Prólogos das obras de Câmara Cascudo são de particular importância. Neles o autor sintetiza a obra que se segue e fornece ao leitor uma clave de leitura preciosa para a compreensão de seus objetivos do trabalho. Por essa razão a equipe realizou uma série de seminários semanais sobre alguns dos Prólogos especialmente significativos para as hipóteses do Projeto de Pesquisa. O material que serviu de base a esses seminários está reproduzido a seguir.

 



Os Descobridores | Diário de Bordo
Outras Viagens | Carta de Navegação | Tripulação

msneves@his.puc-rio.br