©Portinari
Instituição: Biblioteca de Memória – Colégio Pedro II Unidade Centro
Endereço: Av. Marechal Floriano, 80.
CEP: 20080-001 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (0xx21) 22537855, ramal 4034. Fax: (0xx21) 22538340
Email/URL: www.cp2centro.net - biblioteca@cp2centro.net - bibcentro@cp2.g12.br
Horário de Funcionamento: É preferível ligar e marcar hora anteriormente, pois a biblioteca dispõe apenas de quatro funcionários em dois turnos. Esse horário previamente marcado deve ser durante a abertura da biblioteca de 10 da manhã às 4 da tarde. Entrar em contato por e-mail ou telefone.
Responsável: Vera Maria Ferreira Rodrigues e Maria de Fátima Prôa Melo
Seções: - Acervo Antigo
Nome do responsável pela seção: Maria de Fátima Prôa Melo
Breve caracterização da seção: É composta por obras de assuntos gerais nos diversos ramos do conhecimento, grande parte em francês. Tem cerca de 20000 volumes entre livros e periódicos do século XVI até o início do século XX (incluindo textos que fundamentam a educação no Brasil desde o século XIX). Destacam-se os seguintes livros: Lexicon graecolatinun Nouum de Jacques Scapula de 1580; Dictionnaariun octolingus, de Ambrogio Calepino, de 1663; Historia genealogica da Casa Real Portugueza, de Antonio Caetano de Souza de 1735; Vocabulario portuguez e latino, de Raphael Bluteau de 1712, Chronica do Emperador Clarimundo, de João de Barros de 1843; Apologie de Socrate, de Platão publicado em 1845. Inclui ainda obras de autores gregos e latinos, nos idiomas originais e em edições bilíngües.

- Biblioteca Hélio Thys
Nome do responsável pela seção: Maria de Fátima Prôa Melo
Breve caracterização da seção: Hélio Thys foi ex-aluno do Colégio Pedro II. Jornalista, produziu obras de cunho literário, jornalístico e produção para rádio revistas e televisão. Este acervo inclui toda a sua obra, como suas novelas de rádio, além de outros livros que ele possuía e doou para a biblioteca. Inclui: novelas de Rádio de sua autoria (em sua maior parte) encadernadas e datadas. São cerca de 400 volumes. Datam das décadas de 40 e 50 em sua maioria; material de pesquisa em áreas de teatro e radionovelas; romances; contos; crônicas; teatro (peças de Hélio Thys e livros teóricos); argumento para cinema; música.

- Biblioteca Professor Roberto Bandeira Accioli
Nome do responsável pela seção: Maria de Fátima de Prôa Melo
Breve caracterização da seção: Roberto Bandeira Accioli foi professor de história do colégio. A seção é composta basicamente por livros de história de diversas épocas, em especial a antigüidade Clássica, e livros sobre a Legislação de Ensino além de outros assuntos. Os livros se encontram em diversos idiomas, especialmente em francês.

- Biblioteca Professor Haroldo Lisboa da Cunha
Nome do responsável pela seção: Maria de Fátima Prôa Melo
Breve caracterização da seção: Haroldo Lisboa da Cunha foi professor de matemática do colégio. Inclui uma extensa coleção sobre matemática e ciências exatas contendo inclusive livros antigos como um de álgebra de 1690.

- Biblioteca Professor Cândido Jucá filho
Nome do responsável pela seção: Maria de Fátima de Prôa Melo
Breve caracterização da seção: Professor Cândido Jucá Filho foi professor do colégio além de lingüista e filólogo. A seção é composta por seu acervo particular incluindo primeiras edições de clássicos da literatura brasileira e um extensivo número de obras de e sobre José de Alencar. Inclui também obras de assuntos gerias, publicações especializadas em filologia, arquivos pessoais, fichas de pesquisa filológica, manuscritos e publicações de sua autoria.

A biblioteca conta ainda com um enorme acervo além destas seções mencionadas. Muitas das obras existentes não estão devidamente catalogadas e muitas ainda fora de ordem, assim como as seções que nem sempre correspondem ao livro referente. Entre as seções de livros já catalogados constam: Astronomia, Atlas, Biografia, Biologia, Botânica, Brasiliana (coleção), Ciências (incluindo história natural, paleontologia, oceanografia, meteorologia, antropologia), Coleção Labor, Dicionários, Direito, Discursos, Documentos brasileiros, Economia, Educação, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, Geometria, Matemática, Medicina, Mineralogia, Política, Psicologia, Química, Religião, Sociologia, Tecnologia, Zoologia.

"História" dividida em: Antiga; da América do Norte; da América do Sul; da Espanha; da França; da Grécia; da Inglaterra; da Itália; de Outros países da Europa; de outros países do mundo; de Portugal; de Roma; do Brasil; dos países asiáticos; geral/universal; medieval; moderna. Vasta coleção sobre a história do Rio de Janeiro.

"Línguas" dividida em: alemã; espanhola; francesa; italiana; portuguesa; línguas exóticas (incluindo orientais, arcaicas e mortas).

"Literatura" dividida em: alemã; americana; brasileira; de língua espanhola; de outras línguas; francesa; grega; inglesa; italiana; latina; portuguesa.

Serviços: O empréstimo não é permitido. Em alguns livros a cópia só é liberada do segundo exemplar. Câmeras digitais são permitidas. Os livros são apenas para consulta no local.
Caracterização do acervo: O acervo é "composto por coleções especiais, raras e/ou preciosas, que refletem a influência humanística na formação do corpo docente e discente do Colégio Pedro II, desde a sua fundação. Seu objetivo não se limita apenas à preservação deste material mas, também, sua disseminação para recuperação da memória histórica e documental." (Texto retirado do folder sobre a Biblioteca de Memória do colégio Pedro II). Grande parte do acervo provém de doações de ex-alunos e ex-professores, alguns doados, inclusive, mediante testamento. Muitas das obras ainda não foram catalogadas ou, até mesmo, identificadas.
Observação: Os livros mais antigos e raros estão guardados em armários de vidro. Em alguns pontos a luz está queimada o que impede a boa visão dos livros. Há muita poeira e alguns livros estão no local de identificação errado. As etiquetas de seção não correspondem sempre aos livros que estão ali. No segundo andar da biblioteca tem uma estante quebrada. No entanto, a biblioteca é bem ventilada. As condições físicas são precárias, problemas de faxina e conservação, principalmente. Segundo Maria de Fátima, pela constante mudança de pessoal, falta de tempo e mão-de-obra, os livros ainda não foram identificados e corretamente catalogados. A maior parte do acervo se encontra em francês, o que dificulta a catalogação de algum deles por falta de pessoal bilingüe. Muitas obras também em inglês, alemão, latim e grego clássico. Existem muitos livros em outros idiomas também. O acervo foi montado a partir de doações de ex-alunos e professores. No momento, apenas o acervo antigo está sendo aberto à consulta. Os outros, por estarem ainda em processamento técnico, estão apenas disponíveis para a consulta mediante autorização prévia.
(Levantamento feito por Ana de Mesquita Toledo e Ana Cláudia Soares)

Apresentação | Produção Acadêmica | Instrumentos de Pesquisa
Acervos | Iconografia | Outros Saberes | Literatura | Agenda de Trabalho
Serviços do Site | Equipe | Busca no Site | Fale Conosco | Identidade Visual do Site

Ciência e Preconceito
Uma História Social da Epilepsia
no Pensamento Médico Brasileiro
1859 - 1906