©Portinari
Instituição: Casa do Capão do Bispo - Centro de Estudo Arqueológico
Endereço: Av. D.Helder Câmara, 4.616, Del Castilho – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: 3880-4257
Email:  
Horário de Funcionamento: Secretaria de 2ª à 6ªf das 10:00 às 17:00h
Visitação: 13:00 às 16:30h
Responsável:  
Seções: Núcleo de Documentação (Denise Chamom Trindade) - Funciona como Arquivo de informações vindas dos laboratórios e, também, como núcleo de dados e assistência as demais fases de trabalho de reconstituição pré-histórica. Fazem parte do acervo livros técnicos sobre Arqueologia, História, Biologia e outras áreas afins. Constam, também, mapas de diversos períodos e regiões brasileiras. Possui mais de 2000 publicações. Faz doações de material editado pelo Instituto. É subdivida da seguinte forma: a) Documentação de Periódicos ( arquivo) b) Biblioteca; c) Mapoteca
Documentação Fotográfica (Juber Decco) - Acervo fotográfico de pesquisa de campo e de laboratório (durante e após a recuperação da peça). É formada de slides ( em preto e branco e colorido ). Todas as fotos são fichadas e catalogadas de acordo com a prospecção, escavação, ano e local.
Documentação de Arte Rupestre (Paulo Seda) - Esta seção trabalha materiais encontrados em escavações com inscrições em pedras e outros materiais. O desenho é decalcado com plástico na pedra (trabalho manual) para interpretação das técnicas e épocas referentes ao desenho. Tem peças dos Tupiguaranis e em arte neo brasileira (peças que pertencem ao período em que já se acha a miscigenação dos povos). Faz parte desta seção, também, o acervo Lítico ( Responsável Rosângela Menezes): peças trabalhadas em pedra, bem como o estudo sobre o próprio material mineral e o acervo cerâmico ( Responsável Ondemar Dias): com peça esculpidas em barro , como as curiosas urna funerárias que indicam a ideologia de vida de um determinado povo.
Antropologia (Dra. Lilia Maria Cheuiche Machado) - Aqui são feitos estudos sobre a evolução e desenvolvimento do homem. Faz parte desta seção os centros de : a) Antropologia física (Dra. Lilia) b) Biologia (Dra. Lúcia Pangaion Seda) c) Material Histórico e Malacologia (Dra. Eliana de Carvalho)
Serviços: Cursos livres – ministrados pelos pesquisadores da casa Exposição de parte do acervo do Instituto de Arqueologia Congressos e Palestras Sala de reuniões que pode ser usada para um pequeno grupo de estudo, com tela de projeção. Publicações Consulta a Biblioteca - Empréstimo para associados e não associados Obs.: Para associar-se é preciso : pagamento da taxa de R$5,00 reais; uma foto 3x4 e comprovante de residência.
Caracterização do acervo: Esta casa abriga o Centro de Estudos Arqueológicos do Rio de Janeiro e é parte do Instituto de Arqueologia Brasileira. A casa está aberta todos os dias à visitação e as exposições são mantidas por tempo indeterminado. Hoje está funcionando a exposição sobre arqueologia e história do Sudeste, com materiais encontrados no Estado do Rio e Minas Gerais. O próprio prédio é um marco histórico da região, sendo sede da fazenda que deu origem aos bairros ao seus arredores. A casa com data de edificação não especificada, é provavelmente do século XVII e foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1947.
Observação: Visitação em Grupos precisa ser agendada; A casa onde funciona o Centro de estudos Arqueológicos é uma construção histórica sem datação de edificação definida, mas pelos documentos existentes é do final do século XVII ou início do século XVIII. A data provável de habitação por parte do bispo que adquiriu a fazenda é de 1755. Então fazenda N.S. da Conceição. A própria casa é um documento histórico. Teve seu tombamento em 03 de agosto de 1947, mas apenas em 1969 o estado tomou posse. A construção imponente entre toda a modernidade que a cerca, mantém a história viva entre objetos e pesquisadores que nela trabalham. Como ali funciona o Centro de Estudos Arqueológicos, tem como parte de seu acervo ossadas inteiras, localizadas entre as regiões do RJ e MG: urnas funerárias em cerâmica de diversas regiões brasileiras, mas principalmente Estado do RJ; peças esculpida em pedra ( laminas de machado, batedores, polidores e etc.) por habitantes das terras brasileiras; lasca de pedras recolhidas em sítios arqueológico
  (Levantamento feito por Cristina Alves Labrujó)

Apresentação | Produção Acadêmica | Instrumentos de Pesquisa
Acervos | Iconografia | Outros Saberes | Literatura | Agenda de Trabalho
Serviços do Site | Equipe | Busca no Site | Fale Conosco | Identidade Visual do Site

Ciência e Preconceito
Uma História Social da Epilepsia
no Pensamento Médico Brasileiro
1859 - 1906